A partir desta segunda-feira (16), cerca de 40 mil moradores do Espírito Santo que possuem cidadania italiana terão mais facilidade para solicitar a Carteira de Identidade Eletrônica (CIE). O documento agora poderá ser solicitado no Guichê Consular de Vitória, mediante agendamento pela plataforma Prenota. Anteriormente, o processo só podia ser feito no Consulado Geral do Rio de Janeiro.
Cilmar Franceschetto, conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.it.ES) do Consulado, destacou que é fundamental que os cidadãos estejam com o AIRE em dia para poderem fazer a solicitação. O AIRE é o cadastro dos cidadãos italianos que moram no exterior e é obrigatório para todos aqueles que residem fora da Itália.

Franceschetto também explicou a diferença entre o passaporte e a carteira de identidade italiana. Enquanto o passaporte é um documento de viagem, a CIE é a identificação civil do cidadão italiano, sendo essencial para quem reside no Espírito Santo e deseja ter uma identificação formal como cidadão italiano.
A emissão da Carteira de Identidade Eletrônica custa 21,95 euros, valor que é convertido para a moeda local na hora da solicitação. Em setembro de 2024, o valor era de R$ 134,24. Franceschetto ainda lembrou que o documento é emitido pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato, em Roma, e é enviado diretamente para o endereço do solicitante, conforme informado ao consulado.
Para muitos, como o bancário Vinícius de Azevedo Andrich, de 39 anos, morador de Vitória, essa novidade era aguardada com ansiedade. “Eu estava acompanhando a plataforma Prenota para ver se abriria agendamento para tirar a identidade no Rio de Janeiro, mas agora que abriu em Vitória, estou muito feliz”, comentou ele, que já possui passaporte italiano e estava aguardando a oportunidade de solicitar a CIE.
Se você também é cidadão italiano residente no Espírito Santo, fique atento e aproveite essa facilidade para solicitar seu documento de identificação!
Fonte: Tribuna Online