Publicado em: 18/11/2024 às 20:12:38
Tempo estimado de leitura 2 minuto(s)
Desde que se mudou do Espírito Santo para Portugal para realizar seu doutorado na Universidade de Coimbra, Amire Tauil tem impactado a vida de milhares de brasileiros ao fomentar o empreendedorismo e a união da comunidade no país. Mãe solo e com um filho pequeno, ela fundou em 2018 a comunidade “Amigos em Coimbra”, que se tornou uma rede poderosa de apoio, conectando empresários e imigrantes em busca de oportunidades de trabalho, moradia, negócios e convivência. Hoje, o projeto impacta mais de 26 mil membros e conta com parcerias de 50 empresas em cidades como Coimbra, Porto, Lisboa, Aveiro e Viseu.
“O meu trabalho teve início com uma demanda pessoal. Eu estava sozinha em Portugal e o meu filho ainda era muito pequeno. Hoje Davi tem 9 anos. Precisava de uma rede de apoio e descobri que muitos outros brasileiros tinham a mesma necessidade”, relata Amire. Desde então, sua iniciativa tem proporcionado acolhimento e suporte essenciais para imigrantes que enfrentam os desafios de viver em um novo país.
Nas redes sociais, o projeto “Amigos em Coimbra” alcançou enorme reconhecimento entre imigrantes e portugueses, com um alcance mensal de 1,8 milhões de pessoas no Instagram oficial, que já conta com quase 65 mil seguidores orgânicos. O conteúdo compartilhado aborda desde informações úteis e culturais até publicações bem-humoradas sobre o cotidiano dos imigrantes, tornando-se um verdadeiro ponto de referência para quem busca se adaptar à vida em Portugal.
Todo o esforço de Amire foi reconhecido com o prêmio de “Empresa que mais apoia imigrantes brasileiros em Portugal” na Premiação Estrela do Atlântico. Além do apoio virtual e do networking presencial em encontros para empresários, ela desenvolveu um aplicativo focado na busca de vagas de emprego, além de oferecer serviços essenciais como assessoria jurídica, apoio para emissão do certificado PB4 e revalidação de diplomas. “Também auxiliamos o imigrante na elaboração de um currículo que seja atrativo para as empresas. Isso porque o modelo em Portugal é bastante diferente do europeu e também do modelo brasileiro”, explica.
Para 2025, os planos de expansão de Amire incluem a abertura de um escritório no Brasil, com foco na assessoria de vistos e processos de imigração, além de oferecer apoio para quem deseja obter nacionalidade portuguesa ou italiana. “O nosso foco é prestar um serviço seguro ao imigrante e quanto maior for o nosso leque de produtos, melhor”, afirma.
Hoje, aos 42 anos, Amire Tauil colhe os frutos de um trabalho feito com garra, coragem e determinação. “Depois do grupo eu me senti muito mais segura e acolhida”, conclui, desejando oferecer o mesmo apoio e segurança aos brasileiros que compartilham do mesmo sonho de viver em Portugal.
Fonte: Jornal ES 360
© Todos os direitos reservados. 2023