Se você é trabalhador independente, talvez tenha notado algumas mudanças no portal de faturação da Autoridade Tributária. A partir desta semana, a emissão de faturas foi reformulada, trazendo novas funcionalidades para simplificar o processo. Agora, é possível incluir, na mesma fatura, serviços com diferentes taxas de IVA, algo que antes não era permitido.
Um exemplo prático dessa mudança envolve o setor de alojamento local. Nas faturas, o valor do alojamento está sujeito ao IVA, mas a taxa turística não. Antes, era necessário emitir documentos separados para cada componente, mas agora é possível incluir tudo na mesma fatura. Como explica Jorge Carrapiço, consultor da Ordem dos Contabilistas Certificados, “o objetivo foi ter um sistema um pouco mais desenvolvido, mas também mais simples.”

Além dessa novidade, o portal agora permite a criação de fichas de clientes. Se você emite faturas regularmente para os mesmos clientes, pode salvar suas informações, como nome, NIF e endereço, o que facilita a emissão de novas faturas de forma muito mais rápida.
Outra funcionalidade interessante é a criação de fichas de produtos e serviços. Para quem oferece os mesmos produtos ou serviços repetidamente, é possível cadastrá-los no sistema, tornando a emissão de faturas ainda mais ágil. Basta inserir a referência e a descrição dos itens e, em poucos cliques, tudo estará pronto.
Essas ferramentas são especialmente úteis para profissionais que precisam lidar com um grande volume de clientes e serviços recorrentes, como dentistas e advogados. Por exemplo, um advogado que recebe mensalmente uma avença de um cliente pode criar uma ficha no sistema, facilitando a emissão de faturas e recibos de forma automática.
Embora possa haver dificuldades no início, Jorge Carrapiço acredita que o sistema é bastante intuitivo. “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”, comenta. A expectativa é que, com o tempo, a adaptação ocorra de maneira natural, facilitando a vida dos contribuintes.
Essas mudanças têm como principal objetivo tornar o processo de faturação mais simples e eficiente, oferecendo mais praticidade ao dia a dia de quem depende desse sistema.
Fonte: eco.sapo.pt