A comunidade de Vila Nova de Oliveirinha vive um momento de profunda tristeza. Susana Cristina Carvalho, de 44 anos, Sónia Cláudia Melo, de 36, e Paulo Jorge Santos, de 38, foram as vítimas mortais do incêndio em Vila do Mato. Bombeiros experientes, foram surpreendidos pelas chamas enquanto combatiam o fogo fora da viatura, uma tragédia que chocou tanto a comunidade local quanto o país.
No quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, o ambiente é de dor. A bandeira está a meia haste e o silêncio predomina. Amigos e populares se reúnem em frente ao quartel, ainda sem acreditar na tragédia. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas, mas, conforme relatado, o fogo, que começou em Nelas e se alastrou até Tábua, apanhou os bombeiros de surpresa enquanto tentavam combater as chamas em um terreno íngreme coberto por eucaliptos.

“Nem há palavras”, desabafa Jorge “Carteiro”, um morador de 76 anos, lembrando com carinho os três bombeiros que, em sua missão de salvar vidas, acabaram perdendo as suas.
Essa tragédia relembra a todos o sacrifício que os bombeiros fazem diariamente para proteger as comunidades, muitas vezes colocando suas próprias vidas em risco. A medalha de mérito e altruísmo é um pequeno símbolo de reconhecimento pelo ato heroico de Susana, Sónia e Paulo, que jamais serão esquecidos.
Que o exemplo de dedicação deles inspire a todos nós a valorizar e respeitar aqueles que se dedicam à proteção de seus concidadãos.
Câmara de Tábua Homenageia Bombeiros com Medalha de Mérito e Altruísmo
A Câmara Municipal de Tábua decretou três dias de luto municipal em memória dos três bombeiros da corporação de Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, que perderam suas vidas na última terça-feira. Eles se dirigiam a um incêndio rural perto da aldeia de Vila do Mato, no concelho de Tábua, quando a tragédia ocorreu. Em homenagem a esses heróis, o presidente da Câmara, Ricardo Cruz, anunciou que será proposta a atribuição da medalha de mérito e altruísmo aos três bombeiros no feriado municipal de 10 de abril.
“Iremos apresentar a proposta para que no feriado municipal seja atribuída a medalha de mérito e altruísmo aos três bombeiros que faleceram”, disse Ricardo Cruz à agência Lusa.
Os bombeiros, duas mulheres e um homem, foram lembrados pelo “extraordinário exemplo de abnegação, de entrega e dedicação à causa dos bombeiros e da proteção dos seus concidadãos”. As bandeiras do município estão hasteadas a meia haste em todos os edifícios municipais até sexta-feira, em sinal de luto e respeito.
Fonte: Diário de Notícias e Diário de Coimbra